Testoterona

Como estimular a testosterona com exercícios físicos?

Se você malha e tem objetivo de ganhar massa muscular, já deve saber da importância de manter bons níveis de testosterona no corpo.

Isso porque a testosterona é um hormônio anabólico, que é produzido naturalmente pelo corpo e auxilia na reconstrução do tecido muscular no processo de hipertrofia, aumenta a energia e a libido, reduz o índice de gordura no corpo e estimula o aumento da força física.

E apesar de ser um hormônio andrógeno, produzido em maior quantidade pelos homens, também está presente no corpo das mulheres, só que em quantidades até 20 vezes menores.

Mas se você chegou até aqui, sendo homem ou mulher, é porque precisa de ajuda pra aumentar os níveis de testosterona no organismo. E eu tenho uma boa notícia.

É possível estimular a produção natural desse anabólico através de exercícios e da alimentação.

Então, se você quer dar um ‘up’ na sua produção de testosterona, se liga nessas dicas:

A testosterona e os exercícios físicos

Em 1998, um estudo publicado no The Journal of Strength & Conditioning Research mostrou que alguns tipos de exercícios físicos são capazes de aumentar a testosterona e o GH, hormônio de crescimento fundamental para a construção muscular.

Durante a pesquisa, 10 homens saudáveis foram submetidos a treinos de leg press e agachamento, com séries que variavam de 6 a 10 repetições.

Os níveis hormonais dos homens em teste foram medidos imediatamente após o treino e depois de 15 e 30 minutos, e os resultados de todas as avaliações comprovaram o aumento do hormônio.

Já em 2008, um novo estudo colocou 102 homens que não tinham histórico de prática de atividades físicas para realizar os mesmos treinos. O resultado da pesquisa mostrou que os níveis de di-hidrotestosterona (DHT) aumentaram em até 14,5%.

Mas não são todos os tipos de exercícios físicos que conseguem aumentar os níveis de testosterona no organismo.

Segundo os estudos, quanto maior a quantidade de massa muscular envolvida no exercício, maior será o estresse metabólico e, consequentemente, maior será o estímulo na síntese de testosterona.

Quais os melhores exercícios para aumentar a testosterona?

Com base nos estudos realizados, os melhores exercícios para produzir testosterona são exercícios multi-articulares, que utilizam os maiores grupos musculares do corpo e as articulações, como o levantamento, supino, agachamento, barra fixa, flexão de braços, remadas e desenvolvimento.

Esses exercícios funcionam porque trabalham grupos com maior massa muscular e esse é um fator que mostrou muita importância nos estudos para aumentar a produção natural da testosterona no corpo.

No entanto, é preciso deixar de lado as séries com muitas repetições, porque os estudos mostraram que para aumentar os níveis de testosterona é preciso levantar cargas pesadas com poucas repetições ( 4 a 6 ou 6 a 8 repetições).

Treinamentos de alta intensidade

Além da musculação, outra forma de aumentar seus níveis de testosterona é realizando treinamento de alta intensidade intercalados com períodos de recuperação, como o HIIT.

Esse tipo de treino pode aumentar os níveis da testosterona consideravelmente e pode ser praticado ao ar livre em contato com a luz do sol, que vai ajudar na produção de vitamina D, que também ajuda na produção da testosterona.

Mas, é importante lembrar que você não deve colocar nenhum desses treinos na sua rotina sem a orientação de um médico ou educador físico. É preciso avaliar o seu estado de saúde e condicionamento físico antes de praticar exercícios intensos e com cargas altas.

Alimentação e suplementação

Se você quer aumentar os níveis de testosterona, é preciso também ter consciência que a alimentação e a suplementação são grandes aliados.

A vitamina D e o zinco são dois nutrientes precursores da produção de testorterona e que podem ser encontrados na carne vermelha, ovos, feijão, brócolis, pimentão, ostras, etc.

Além disso, alguns suplementos também podem ajudar. Se você quer ficar gigante e aumentar a liberação de testosterona, na loja da Health Repair você encontra o Texto Repair, um suplemento natural feito com Feno-grego, que conta com vitaminas e minerais, que além de estimularem a produção de testosterona, são importantes para a síntese de proteína e também ajudam na melhora da performance física.

Conheça o Testo Repair

Agora que você já sabe como manter elevados os seus níveis de testosterona, que tal fazer o teste na prática?

Faça um teste de 30 dias. Marque uma consulta com seu médico para medir seus níveis de testosterona.

Comece um período de 30 dias praticando as dicas de exercícios que demos acima, além de cortar ou diminuir o consumo de açúcar, reduzir os níveis de estresse, buscar tomar sol pelo menos 15 minutos por dia e incluir na dieta alimentos ricos em zinco e vitamina D.

Após 30 dias, faça outra consulta e compare os níveis de testosterona e veja a diferença no seu peso e na sua saúde em geral.

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As informações fornecidas nesse artigo destinam-se totalmente ao conhecimento geral e não devem ser substituídas por uma avaliação física ou usadas para tratamento de condições médicas.

A Health Repair nasceu com foco em proporcionar saúde de qualidade, e, por isso, recomendamos que você procure sempre o aconselhamento do seu médico ou educador físico com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica ou física e reforçamos que as informações contidas aqui não se destinam a diagnosticar, tratar, curar ou prevenir qualquer doença relacionada à produção de testosterona.

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