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Como perder peso de forma segura e saudável

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O seu processo de emagrecimento não precisa ser algo excruciante e altamente restritivo, longe disso. Ao implementar novos hábitos e pequenas mudanças na sua rotina física e alimentar, você consegue ter ganhos extraordinários no funcionamento correto do seu organismo e, consequentemente, desenvolver potencialidades nunca imaginadas para o seu corpo.

Aqui é importante que você entenda que seu corpo é uma máquina, e para que essa máquina funcione com todas as suas funcionalidades, você precisa dar os estímulos corretos, o combustível adequado e manutenção de maneira regular. 

Quando falamos de emagrecimento saudável, alguns dos principais caminhos podem ser encontrados abaixo: 

A água como ativo essencial 

Se a água já é naturalmente importante, no processo de emagrecimento ela tem um papel essencial. A água é necessária para o funcionamento correto do organismo e está presente em todos os processos e atividades básicas do corpo, tais como transporte de nutrientes para as células, regulação da temperatura corporal,  eliminação de toxinas, absorção correta de nutrientes, hidratação da pele e muitos outros.

Algumas das principais vantagens da água para a sua estratégia alimentar para o emagrecimento são:

  • Hidratação corporal;
  • Quebra de gordura;
  • Melhora do funcionamento do intestino;
  • Melhora do metabolismo, o que aumenta o gasto de calorias;
  • Diminuição do inchaço;
  • Diminuição da retenção de líquidos;
  • Hidratação dos músculos, aumentando assim o rendimento durante as atividades físicas;

Portanto, insira em sua alimentação diária a água pura e sem açúcar, ou mesmo  a água aromatizada com alimentos que a tornem mais atraente para o consumo, tais como gengibre, laranja, berinjela e várias outras possibilidades. Não existe uma quantidade de água exata que você deve beber ao longo do dia, o recomendado é que você consuma de 30 a 35 ml por quilo de peso corporal.

Escolha alimentos ricos em fibra 

As fibras são grandes aliadas do emagrecimento saudável, principalmente quando são ingeridas com o elemento do tópico anterior: a água. As fibras solúveis, quando ingeridas com água, formam um gel e processam mais lentamente o alimento, permanecendo assim mais tempo no estômago e no intestino delgado, e possibilitando uma  sensação maior de saciedade, regulando o açúcar no sangue, diminuindo o colesterol e levando consigo moléculas de gorduras. 

Os principais benefícios de ingerir alimentos com fibra são:

  • Regula o funcionamento do intestino;
  • Promove a sensação de saciedade;
  • Aumenta a absorção de água e nutrientes por parte do organismo;
  • Atuam na diminuição do colesterol;
  • Alimentos com poucas calorias;
  • Regulação da glicose no sangue e diminuição do colesterol;

Os alimentos ricos em fibra são pouco calóricos e alguns deles são: cereais (aveia, cevada, chia, linhaça…), frutas (maçã, limão, banana, laranja, morango..), legumes  (couve-flor, batata, batata-doce, cenoura…) e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha…).

Quantidade de sono adequada

Como já foi abordado em outros textos do blog, o sono é um fator elementar para o funcionamento correto do organismo. Não ter uma boa noite de sono pode desregular hormônios, tais como a melatonina – hormônio produzido enquanto dormimos -, e a produção incorreta dessa substância desregula os horários das refeições.

Além disso, A restrição de sono por si só causa sonolência, fadiga e indisposição, ou seja, a sua propensão a fazer exercícios físicos será bem menor, tendo em vista que seu corpo e sua mente estão cansados. Portanto, mantenha seu sono em dia.

Exercícios aeróbicos

As atividades físicas  que dão rápidos resultados quanto à perda de peso são as que envolvem exercícios aeróbicos, pois gastam muitas calorias em pouco tempo. Portanto, se o seu objetivo é emagrecer em um curto espaço de tempo e de maneira segura e saudável, priorize exercícios como:

  • Treino HIIT (treinos de alta intensidade);
  • Natação;
  • Muay Thai;
  • Corrida;
  • Ciclismo;
  • Dança;
  • Crossfit;
  • Body Pump.

Opte por uma alimentação variada

Se você consumiu muitos carboidratos no café da manhã, opte por uma opção com mais fibras durante o almoço, por exemplo. O seu corpo precisa ter acesso aos mais diversos tipos de nutrientes, e isso acontece através de uma dieta saudável, balanceada e rica em alimentos variados.

Portanto, evite frituras em excesso, alimentos ultraprocessados, fontes de muito açúcar, e opte por priorizar em sua dieta alimentos como peixes (salmão, sardinha, atum..), semente de abóbora e castanha-do-pará, que contêm ômega 3 e estão diretamente relacionados à proteção da saúde cerebral e cardiovascular.

Consuma também oleaginosas, tais como nozes, castanhas, amêndoas e amendoins, que são grandes fontes de selênio, vitamina E e gorduras boas. Como citado em tópico anterior, escolha também priorizar os alimentos ricos em fibras, afinal, eles são pouco calóricos e ajudam imensamente o funcionamento do seu intestino e a absorção de nutrientes. Consuma frutas, elas são ricas em  vitaminas, fibras e sais minerais, possuem baixas calorias e podem ser boas fontes de água.

Existe também uma lista de alimentos e bebidas que ajudam no emagrecimento devido às suas propriedades termogênicas, promoção da sensação de saciedade e combate à retenção de líquidos, alguns deles são: aveia, linhaça, canela, gengibre, pimenta,  pêra, laranja, chá verde, vegetais verde-escuros (couve, brócolis, espinafre…), alimentos integrais (arroz, massas…) e muito outros.

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