DicasEmagrecimentoSaúde

Dieta Detox é a melhor opção para emagrecer?

A dieta detox é sim uma opção para quem busca o emagrecimento, no entanto, assim como as estratégias alimentares das quais já falamos anteriormente (jejum intermitente, dieta low carb…), ela deve estar inserida dentro de um contexto nutricional responsável, em que há um profissional da nutrição acompanhando, e sempre com um objetivo muito bem definido.

A dieta detox é utilizada por pessoas que querem ver os números da balança diminuindo rapidamente, que querem diminuir a retenção de líquido ou mesmo fazer uma desintoxicação rápida antes de dar início a uma rotina alimentar mais saudável e equilibrada. É importante lembrar que a dieta detox não deve ser seguida durante muito tempo, afinal, ela é altamente restritiva, com pouco consumo de calorias, podendo ser prejudicial a longo prazo.

Mas o que é a dieta detox?

A dieta detox pressupõe a desintoxicação do organismo, ou seja, a retirada de toxinas prejudiciais à saúde. Essas toxinas se acumulam em nosso corpo no dia a dia e são provenientes dos alimentos processados, cheios de conservantes e gordura trans  que boa parte da população costuma ingerir na alimentação regular. 

A referida estratégia alimentar prioriza a ingestão de alimentos naturais, integrais e com pouca gordura. Uma outra característica da dieta é a ingestão de alimentos em forma líquida, tais como sucos, sopas e shakes. A duração e a composição da sua dieta vai depender do seu objetivo e dos direcionamentos dados pelo seu nutricionista, por isso, uma dieta detox pode ter duração variada de 2, 3,  5, 7 dias ou mais, caso seja uma orientação do seu profissional da nutrição. No entanto, é sempre importante lembrar que esse tipo de dieta não pode se estender por muitos dias.

Alimentos e Suplementos desintoxicantes 

Existem alimentos naturais que são verdadeiros aliados na desintoxicação do corpo. Alguns deles são maçã, gengibre, couve, abacaxi e salsão. Esses alimentos atuam no nosso organismo ao favorecer o funcionamento do trato intestinal, ativar o metabolismo, possuir ação diurética, fornecer vitaminas importantes ao organismo e muito mais.

Um outro elemento que pode ajudar no processo de perda de peso no contexto de uma dieta para emagrecimento é o Fat Repair, um composto responsável por acelerar a queima de gordura, auxiliar na perda de peso, ajudar a controlar o apetite, possuir efeito termogênico, ser diurético e potencializar os efeitos dos treinos e dietas.

A fórmula do Fat Repair possui  apenas 3 ativos naturais e altamente poderosos:

Chá Verde: Promove saciedade, acelera o metabolismo, é antioxidante, combate o colesterol, melhora o humor e otimiza a digestão.

Cavalinha: é conhecida como um dos melhores diuréticos de origem vegetal. Sua atividade diurética é suave, por isso é usada no tratamento coadjuvante de emagrecimento. Ela também proporciona a aceleração do metabolismo, fazendo assim, com o corpo queime calorias e use de maneira mais eficiente as gorduras.

Picolinato de Cromo: a principal função do cromo no organismo é potencializar os efeitos da insulina, o que promove a redução nos níveis de gordura corporal, a sensação de saciedade e diminui o apetite voraz por doces.

Receitas Detox

Aqui vão algumas receitas detox rápidas e práticas.

Suco Detox

Ingredientes:

1 maçã picada com casca

1 folha de couve

200 ml de água

Suco de limão

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma logo em seguida.

Shake Detox

Ingredientes:

1/2 fatia de abacaxi 

1/4 de cenoura 

1/4 de maçã 

1/2 col. (chá) de mel 

3/4 de copo (150 ml) de água

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e beba logo em seguida.

(Fonte: Boa Forma)

Sopa detox de cenoura e abobrinha

Ingredientes:

2 cenouras médias

2 abobrinhas pequenas

1 brócolis

½ dente de alho

½ cebola ralada

1 xícara (chá) de couve manteiga

1 xícara (café) de manjericão picado

1 colher (sopa) de azeite

Mix de gergelim para decorar

Pimenta branca e sal a gosto

Modo de preparo: em uma panela com água fervente (suficiente para cobrir os alimentos), coloque a abobrinha, a cenoura e o brócolis e deixe cozinhar. Em outra panela refogue a cebola ralada, o manjericão picado e o alho. Depois bata a abobrinha e o brócolis cozido no liquidificador junto com a couve e o azeite. Coloque a mistura na panela com o refogado e adicione sal e pimenta branca a gosto. Sirva enfeitado com o mix de gergelim.

(Fonte: Dicas de Mulher)

Deixe uma resposta