DicasSaúde

O poder dos chás e seus diversos usos

Conforto, energia, calma, aconchego… Essas são apenas algumas das sensações que os chás podem causar em nós. Além disso, os chás possuem propriedades que podem auxiliar no funcionamento do nosso organismo, alguns deles estão, inclusive, dentro da classe dos medicamentos fitoterápicos, ou seja, aqueles medicamentos que possuem princípios ativos obtidos a partir de plantas.

Leia abaixo alguns dos chás que podem ser consumidos e suas diversas funções:

Chás que ajudam no emagrecimento

Chá de hibisco: é diurético e rico em antioxidantes.

Chá de gengibre: tem propriedades termogênicas e acelera o metabolismo e a circulação sanguínea.

Chá verde: além de ser um chá estimulante, a cafeína presente nele também acelera o metabolismo, fazendo o corpo gastar mais energia, ajuda a regular o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo.

Chá de carqueja: melhora problemas digestivos, possui efeito diurético e diminui o apetite .

Chás estimulantes

Chá mate: a dose de cafeína presente no chá mate pode funcionar como um bom estimulante para os momentos em que se quer deixar a preguiça de lado.

Chá preto: possui grandes quantidades de cafeína, por isso, auxilia bastante quando o assunto é ficar acordado.

Chá verde: como visto acima, a cafeína presente no chá verde é um poderoso estimulante, além disso, o chá possui antioxidantes e promove a aceleração do metabolismo.

Chá de guaraná: o guaraná é uma planta que pode ser utilizada de diversas formas, uma delas é o chá. O chá de guaraná é um energético natural que aumenta a sua disposição e ainda tem o poder de aliviar dores causadas por enxaquecas. 

Chás que ajudam a dormir

Chá de camomila: possui ação calmante, combatendo assim a ansiedade e a insônia.

Chá de capim cidreira: é calmante e ainda auxilia no funcionamento do sistema digestivo.

Chá de passiflora: a passiflora é a folha do maracujá, região onde se concentra a maior parte das substâncias calmantes.

Chá de valeriana: calmante natural que ajuda a tratar insônia, estresse e ansiedade.

Chás que ajudam na digestão

Chá de boldo: estimula o fígado a metabolizar gorduras e melhora a digestão.

Chá de hortelã: alivia os sintomas da má digestão.

Chá de cavalinha: ajuda no processo de emagrecimento pois é um ótimo diurético.

Chá de macela: os benefícios dessa planta incluem melhora de problemas digestivos, do colesterol e dos níveis de retenção de líquido e muitos outros.

Maneiras de preparo

Para melhor aproveitamento das propriedades dos chás, é necessário conhecer o modo adequado de preparo de cada tipo de chá. Os chás feitos a partir de folhas e flores, tais como hortelã, camomila, cidreira, capim-santo e vários outros, devem ser feitos por infusão. Já os chás preparados a partir de outras partes das plantas, como caules e raízes (canela, valeriana, gengibre…) passam pelo processo de decocção.

A infusão acontece quando as ervas ficam dentro do recipiente e a água fervente é jogada em cima das ervas. Após esse momento, o melhor é tampar o recipiente e deixar a mistura ali por um tempo. Já a decocção acontece quando os caules e raízes são colocados dentro da água e toda a mistura é fervida.

Portanto, fique atento ao tipo de chá que você está preparando e aplique a técnica correta.

Contraindicações

ATENÇÃO! Quando o assunto é chá, também é necessário prestar bastante atenção, afinal,  alguns chás possuem propriedades muito fortes e não são indicados para todas as pessoas. Grávidas, hipertensos e pessoas com sensibilidade aos ingredientes precisam consultar um médico caso queiram consumir os chás.

Além disso, as quantidades ingeridas de chá também precisam ser moderadas, evitando sempre o consumo excessivo e exagerado dessas bebidas.

Suplementos com os mesmos ativos dos chás

Se você ainda não sabe, aqui na Health os produtos são feitos a partir de ativos naturais, com fórmulas exclusivas e todos os compostos ativos são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O Fat Repair, por exemplo, nosso composto emagrecedor, possui em sua fórmula o chá verde, a cavalinha e o picolinato de cromo. Já o Mood Repair, suplemento responsável pelo controle do estresse e ansiedade, contém passiflora, valeriana, melissa, 5-HTP, gaba e mulungu. O pré-treino natural, Pré Repair, que dá energia sem promover insônia e provocar super estimulação e nervosismo, leva em sua composição chá verde, capsiate e citrus aurantium.

Lembre-se de consultar o seu profissional da nutrição e utilizar os suplementos que mais fazem sentido para a sua rotina.

Deixe uma resposta